sábado, 9 de fevereiro de 2013

SME de Igrejinha participa do Seminário para Novos Gestores em Educação


                 Nos dias 06 e 07 de fevereiro a Secretaria de Educação esteve representada pelos professores Isabel Dier e Israel Lucas no Seminário para Novos Dirigentes Municipais de Educação realizado no Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro teve como finalidade apresentar aos novos dirigentes municipais e suas equipes alguns dos principais temas relativos à educação básica no que diz respeito à organização e administração do cotidiano escolar e à estruturação e funcionamento da Secretaria Municipal de Educação, oferecendo subsídios iniciais para uma administração eficiente e regular da rede de ensino, que contribuam para o desenvolvimento de ações administrativas e pedagógicas relativas a oferta da educação escolar básica.
                O encontro foi organizado pela D.P.M. (Delegações de Prefeituras Municipais) e abriu espaço para palestras e discussões nas seguintes temáticas:
- O papel do dirigente municipal de educação e os desafios da gestão do ensino.
- As diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de nove anos.
- A importância da orientação educacional no ambiente escolar: como a atividade pode auxiliar na resolução de problemas  cotidianos e recorrentes.
- A atividade de supervisão escolar/ coordenação pedagógica no ambiente escolar.
- A estruturação e funcionamento da secretaria municipal de educação.
- Os profissionais da educação e do magistério.
- A construção das relações na Secretaria Municipal de Educação e o estabelecimento dessas relações com a escola: equipe diretiva, professores, profissionais de apoio pedagógico, alunos e comunidade escolar.
        Todas as temáticas abordadas no seminário convergiam em um mesmo objetivo: a aprendizagem de todos e de todas: crianças, jovens e adultos e a importância de uma gestão  realizada com olhar pedagógico com o foco na aprendizagem. 




Representantes de diversos municípios do estado participaram do encontro em Porto Alegre


A gestão com  o foco na aprendizagem   perpassou a fala de todos os palestrantes do evento
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário