quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Foi notícia no Jornal Panorama: Rede de ensino igrejinhense acolhe mais de 4,5 mil alunos




             A segunda-feira foi de intenso movimento em Igrejinha, quando os mais de 4,5 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas. Divididos em 12 escolas de ensino fundamental, que abrigam 3,5 mil alunos, e 11 de ensino infantil, que atendem 1.112 crianças, os estudantes terão um ano repleto de atividades pela frente.
Para garantir isso, durante os dias 13 e 14 deste mês a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou atividades para acolher a equipe de trabalho das escolas e prepará-las ao ano letivo. No segundo dia, o palestrante foi o professor Gaudêncio Frigotto, que defendeu a ideia de uma educação voltada à constituição de uma cidade com perfil comunitário.
      Segundo o secretário Luís Carlos Trombetta (foto), os trabalhos da SME estão voltados para que a secretaria possa amparar todos os estudantes da cidade, não só aos alunos da rede municipal. “Em primeiro plano estamos trabalhando pelos nossos alunos, mas queremos dar suporte também às crianças e jovens das redes estadual e privada”, comentou. “Além disso, caminhamos gradativamente rumo à educação em tempo integral, onde eles podem participar de inúmeras oficinas no contraturno escolar, através de projetos como o CEMAE (Centro Municipal de Atividades Educacionais Aprender)”, afirmou.
         Dentro das salas, o foco das aulas será a realidade local. “Primeiro precisamos conhecer os valores humanos a partir de uma realidade local, ressaltando a importância de termos conhecimento de todos os valores da cidade, região e Estado para depois termos uma visão macro”, explicou o secretário. Trombetta afirmou, também haver um compromisso da prefeitura com a cidadania. “Queremos fazer com que a cidade tenha a educação como a vanguarda de todo o crescimento, um compromisso ético entre as gerações”, comentou.
        O raciocínio lógico e a linguagem também terão seu espaço garantido no calendário de estudos. “Vamos trabalhar técnicas para aproximar essas importantes áreas à realidade dos alunos. Assim tornaremos os assuntos mais atraentes aos estudantes”, observou.
Para este ano, outros compromissos ainda estão sendo firmados, como a qualificação do corpo docente e a busca para levar a zero o número de crianças da cidade que estão fora de educação infantil pela falta de vagas. Atualmente cerca de 360 crianças encontram-se nesta situação.

Jornal Panorama: 22 de fevereiro de 2013


Professor Luis Carlos Trombetta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário