sábado, 9 de fevereiro de 2013

Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


              Nos dias 21 a 25 de janeiro do corrente ano, em Porto alegre, no Centro Universitário Metodista – IPA, as professoras Marcia Daniela Maciel Schmidt, Fabia Cristiane Staudt e Maria Angélica Schmidt Schilling estiveram participando da formação promovida pelo Governo Federal em parceria com Universidade Federal de Pelotas  para atualizar a rede municipal sobre as informações e ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
              O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.
               A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, estabelece, no Artigo 30, que os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar a alfabetização e o letramento, mas também o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais Artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia.
            A Rede Municipal de Igrejinha aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em 2012. Além das escolas receberem materiais didáticos de alfabetização neste ano de 2013, os professores alfabetizadores receberam uma formação orientada pelas Professoras Marcia Schmidt e Fábia Staudt . O Governo Federal irá incentivar os estudos dos professores do 1º, 2º e 3º  anos com uma bolsa de estudo no valor R$200,00 mensais. A coordenadora das ações do Pacto a nível municipal será a Coordenadora Pedagógica Maria Angélica Schilling.
Assista ao vídeo do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” no endereço abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário