Entendendo o Pacto:
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal
assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios
de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º
ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do
funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências
grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e
poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a
fluência de leitura e o
domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios
centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema
de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e
problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de
produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser
iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros
discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças
se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos
oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de
modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na
sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos
processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual,
pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom
exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que
ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que
objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre
qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
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