segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mulheres no Século XXI: Possibilidades e Desafios


Para pensar o papel da mulher no século XXI, se faz necessário compreender o contexto histórico, econômico, político e social em que a figura feminina se insere.
Foi com este objetivo que a Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite do dia 08 de março de 2013 uma mesa redonda para debater a temática Mulheres no Século XXI: Possibilidades e Desafios.
Foi muito pertinente ser a Educação a promover este diálogo, pois, foi o aparecimento da escola e o deslocamento do poder de ensinar dos religiosos para os professores que deu aos cidadãos a oportunidade de ter acesso a instrução e consequentemente a educação, desta forma, a mulher começou a transição de uma figura comum, acanhada, submissa, inferior e sujeita aos caprichos de uma sociedade machista para o papel de instruída, prudente, responsável, política e este inicio de transformação somente se dá a partir do momento que a mulher é vista como ser cultural.
O século que vivemos é um marco importante na perspectiva dos Direitos das Mulheres. O direito ao voto, a igualdade em termos legislativos, a entrada em massa no mercado de trabalho, o acesso a vários níveis de ensino, a libertação do corpo, a saúde sexual e reprodutiva e a conquista de cargos políticos, representam um avanço muito grande na luta pela efetivação e visibilidade social da mulher.
Porém, este caminho está em construção e ainda acontece de maneiras distintas, pois, se em alguns espaços a inserção da mulher já se efetiva de forma mais tranqüila, há mulheres a quem ainda são vedados os mais elementares direitos humanos, e cometidas as mais profundas atrocidades.
Assim, se a mulher do século XX conquistou o direito a ter direitos, o século XXI representa a conquista dos valores e da implementação desses direitos, que se traduzem no acesso igual às oportunidades independente do gênero.
Hoje, encontramos mulheres ocupando espaços na política, na justiça, no esporte, na saúde, nas sociedades culturais, no serviço militar, enfim, em espaços que anteriormente na maioria das vezes eram ocupados somente por homens.
Para representar estas mulheres e dialogar conosco o tema “Mulheres no Século XXI: Possibilidades e desafios”, tivemos o prazer de estar refletindo essa questão permeados pela experiência de vida destas mulheres que nos mais diferentes espaços representam a sociedade como um todo.
A mesa foi composta pelas seguintes convidadas:
Andréia Henssler- Esportista e empresária
 Rosangela Kehl- Única mulher a ocupar a presidência da Oktoberfest de Igrejinha e empresária
 Nerilce Regina Fogassi- Policial Civil
 Jorgia Seibel- Política e Professora Municipal
 Simone do Amaral- Subsecretária de Saúde de Igrejinha
 Léia Foscarini- Advogada do Projeto Mulheres da Paz e consultora da Fundatec
O diálogo na mesa foi mediado pela Professora Silvana Alves 












Nenhum comentário:

Postar um comentário